quinta-feira, 21 de maio de 2015

Você sabe qual é o cheiro de um cometa?

 A sonda Rosetta "cheirou" o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A sonda consegue detectar os elementos químicos que estão no corpo celeste. Mas qual é o cheiro? Com certeza não agradável, o aroma é uma mistura de ovo podre com xixi.

A Nuvem de gás que é deixada pelo cometa possibilitou a detecção do cheiro. O cometa se encontra atualmente a 400 milhões de km do Sol, os cientistas esperavam encontrar moléculas mais voláteis, como dióxido de carbono e monóxido de carbono. Mas além desses foram detectadas moléculas gasosas de formaldeído, sulfeto de hidrogênio, sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre e disulfeto de carbono.

Os cientistas estão estudando o cheiro do planeta para ajudar a saber mais sobre a composição do cometa.

Texto tirado de:Mistério do Espaço 

Venha ver como a Terra é vista de outros lugares do sistema solar

A Terra e a Luz vista de Mercúrio:
Essa foto foi tirada pela sonda espacial MESSENGER.
A Terra vista do Sol:


A imagem, capturada pela sonda STEREO-B.

A Terra vista de Marte:
Imagem capturada pelo sonda Curiosity.
A Terra vista de Saturno:
Imagem capturada pela sonda Cassin.  Texto tirado de:Mistério do Espaço

7 curiosidades sobre a Via Láctea!!!!




1: Ela é parte de um aglomerado de 30 galáxias chamado Grupo Local. Além da Via Láctea fazem parte do aglomerado galáxias como Andrômeda e Pequena e Grande Nuvem de Magalhães.

2: A Via Láctea é constituída de seis partes: núcleo, bulbo central, disco, braços espirais, componente esférico e halo.

3:Os braços foram batizados de Norma, Perseu, Sagitário, Scutum-Crux, Cygnus e Órion.

4: Possui diâmetro de 100 mil anos-luz, que corresponde à metade da distância da Terra à vizinha Grande Nuvem de Magalhães.

5: Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 km/h, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

6: O Sistema Solar fica a 30 mil anos-luz ou 285 quatrilhões de quilômetro do centro da Via Láctea.

7: O buraco negro no centro da Via Láctea possui massa estimada em 4 milhões de vezes a do sol.
 
Texto tirado de : Mistério do Espaço

Buracos Negros: Conheça alguns fatos incríveis sobre eles

 
 Os buracos negros são, sem sombra de dúvidas, um dos astros mais estranhos do universo.
Apesar de se chamarem negros, eles não tem uma cor definida, já que nem mesmo a luz consegue escapar da sua gravidade, tornando-os invisíveis ou negros.


 O TEMPO PARA QUANDO ESTAMOS PRÓXIMOS A ELE
Na verdade, o tempo quase ''para'' quando estamos próximos a um buraco negro. Isso é explicado pelo fato de que a gravidade é tão forte que até o tempo passa devagar próximo a ele.
A Teoria da Relatividade de Einstein diz que o tempo passa mais devagar quando perto de forças gravitacionais fortes, ou seja, o tempo aqui na Terra passa mais devagar do que na Estação Espacial Internacional. Mas como entre esses dois pontos a diferença de gravidade é relativamente pequena, o tempo muda pouco. Já em buracos negros, com a gravidade milhões de vezes maior do que a nossa, o tempo passa muito mais devagar, quase que “parando” de fluir.

PERIGOSO, MAS DISTANTE
O buraco negro mais próximo do nosso sistema solar está a 1600 anos-luz de distância, isso nos dá segurança, pois um buraco negro suga tudo que entra no seu horizonte de eventos.

O Horizonte de Eventos, popularmente conhecido com o ponto de não-retorno, é a fronteira teórica ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que nada, nem mesmo a luz pode escapar, pois a sua velocidade é inferior à velocidade de escape do buraco negro.

SÃO IMPORTANTES NA ORGANIZAÇÃO DO UNIVERSO
Sim, os buracos negros são de extrema importância para que galáxias tenham formato, e que os astros em cada galáxia são fiquem dispersos no universo infinito. No centro de cada galáxia existe um buraco negro super massivo que é responsável pela a própria existência da galáxia, pois caso contrário os astros que compõe a galáxia estariam vagando pelo universo.

Tirado de: Mistério do Espaço 

É verdade que a Terra ficará 6 dias em escuridão total?


 
 
Depois da história que dizia que Marte apareceria maior que a Lua no céu, agora vários sites vem divulgando que a Terra terá 6 dias de escuridão total, e claro isso é mais uma mentira! Estão dizendo que a NASA previu um apagão mundial, em dezembro, não só um apagão como também que a Terra iria passar por três dimensões, causando diversas mudanças. Quanta criatividade, não é verdade?

Falarei de novo para ficar claro: a NASA nunca afirmou nada é apenas mais uma mentira que vem circulando na internet. Quem não lembra da paranoia sobre o calendário maia que previa o fim do mundo? Foi mais uma besteira, que ainda por cima alimentou o boato do apagão.

Sinceramente, eu não acho proveito de ficar renovando uma loucura a cada ano. Sendo assim não precisa ficar desesperado ou até ficar preocupado com isso, é só mais um boato maluco que circulou pela internet.

  Texto tirado de:mistério do espaço

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O que e essa mancha em jupiter????